Os 5 hábitos da verdadeira liderança disruptiva

Ao pé da letra, os objetivos de uma liderança não parecem se alinhar com as definições de “disrupção” no dicionário. Aqui está: Disrupção: (substantivo feminino) interrupção do curso normal de um processo. (Origem – ETIM lat. disruptĭo,ōnis ou diruptĭo,ōnis ‘fratura, quebra’). Termo utilizado quando algo não pode continuar na maneira normal. Você deve estar pensando […]

Rafael Nunes
10-01-2018
265 Visualizações
  • Home
  • > Executive
  • > Os 5 hábitos da verdadeira liderança disruptiva

Ao pé da letra, os objetivos de uma liderança não parecem se alinhar com as definições de “disrupção” no dicionário. Aqui está:

Disrupção: (substantivo feminino) interrupção do curso normal de um processo. (Origem – ETIM lat. disruptĭo,ōnis ou diruptĭo,ōnis ‘fratura, quebra’). Termo utilizado quando algo não pode continuar na maneira normal.

Você deve estar pensando que os líderes devem fazer exatamente o contrário, devem proporcionar uma mão firme no leme e guiando suas equipes para vitórias consistentes e previsíveis, certo? Bem, essa tem sido a fórmula para o sucesso nas últimas décadas, mas não é mais.

Levando em consideração toda a preocupação com o termo “Disrupção”, o fato é que a pressão competitiva para inovar e sacudir o mercado é muito forte em cima das empresas (e das pessoas que as lideram), para desconsiderar esse termo. Essa pressão se reflete no dia-a-dia das grandes organizações, se os líderes não acordarem rápido para entender as mudanças do mundo, certamente serão engolidos por ele.

 

Liderança Disruptiva
o objetivo é sempre estar à frente em vez de correr atrás do prejuízo

 

O Império Disruptor

Não é difícil achar um exemplo de empresa que acordaram tarde demais para acompanhar essas mudanças – Blockbuster, Blackberry e Kodak, são alguns desses exemplos. Isso raramente é culpa dos funcionários; O ímpeto para pensar de forma disruptiva deve vir do topo.

Ainda assim, a liderança disruptiva não é sobre mudanças por causa da mudança. Trata-se de integrar a mudança no modus operandi da empresa – o que, é claro, é mais fácil dizer do que fazer. O líder verdadeiramente disruptor não consegue falar das mudanças que passam por sua cabeça, simplesmente porque é assim a forma que eles conseguem fazer as coisas. Como? Aqui estão cinco hábitos típicos de líderes disruptivos que se destacam pelo modo “diferentão” de ser:

 

1. TRABALHAM SEMPRE COM A VERDADE
Não dizer aos outros o que você pode ver com seus próprios olhos é o primeiro passo para o fracasso. Quando o ambiente de negócios muda e as abordagens do dia-a-dia não funcionam mais, a última coisa que qualquer empresa precisa é de um líder que proponha que todos se mantenham calmos e continuem seguindo. Os líderes disruptores estão sempre testando para garantir que as estratégias de suas empresas ainda sejam eficazes e diga assim que possível quando eles não forem mais. Quanto mais rápidas as mudanças ocorrem, mais fácil é para os líderes levar todos os seus funcionários com eles na nova jornada. A verdade às vezes dói, mas muitas vezes é o choque dessa verdade que faz com que as pessoas tomem decisões que talvez não tenham percebido antes.

 

2. SÃO LÍDERES, INCLUSIVE DURANTE AS MUDANÇAS

Os líderes disruptivos precisam estar confortáveis com a realidade de que diante da mudança o futuro é muitas vezes nebuloso, e precisam passar essa tranquilidade para o time. À medida que uma empresa entra em águas inexploradas, pode ser intimidante para muitos. É aí que a velho ditado “mar calmo nunca formou bom marinheiro” ganha força – não para conduzir uma equipe por águas conhecidas em tempos difíceis, mas para manter o navio estável enquanto navega-se em uma nova direção. Uma atitude fundamental para o sucesso nesse período é a comunicação. Os líderes precisam explicar, de forma prática, como as mudanças em andamento se encaixam nos objetivos do negócio. Os líderes disruptivos empatizam com sua equipe e as envolvem em seus pensamentos. Mesmo que você não consiga dizer ao certo o resultado final, você pode mapear antecipadamente cada movimento que irá levá-lo até lá.

 

3. SÃO DECIDIDOS

Uma característica fundamental de um líder disruptivo é sua atitude na tomada de decisões. Liderar por consenso tem seu lugar no mundo dos negócios, mas você não pode abrir sempre o debate em grupo quando o cenário é novo e as novas regras ainda não são conhecidas. Mesmo que algumas decisões envolvam um instinto básico do líder, os líderes disruptivos precisam contar para suas equipes exatamente o que querem, quando e por quê, e então ajuda-las a fazer isso acontecer.

 

4. QUEBRAM AS REGRAS E ESCREVEM NOVAS – MAS SEMPRE EXPLICANDO O POR QUE

A palavra “normal” não existe no vocabulário de um líder disruptivo – uma vez que algo se tornou normal, provavelmente é obsoleto. O mercado está em constante mudança, e o objetivo é sempre estar à frente em vez de correr atrás do prejuízo. Às vezes isso significa quebrar as regras; de fato, os líderes disruptivos nutrem um ceticismo saudável das melhores práticas. Lembrando que quebrar as regras não significa ser insubordinado ou rebelde. Ser disruptor significa que sempre há um novo normal e, enquanto durar, cabe aos líderes explicarem quais são as regras, afinal se os funcionários não entenderem as regras atuais do jogo, não tem como a empresa jogar como um time.

 

5. ELES SE ENCONTRAM NA INCERTEZA

A liderança disruptiva significa se acostumar com incríveis níveis de incerteza. Você nunca sabe como algo funcionará até você tentar. Modificar seus pressupostos e adaptar seus planos de acordo com seus resultados é a prática padrão dos líderes disruptivos mais eficazes. Mas enquanto esses líderes podem ser chamados de visionários, eles não têm uma bola de cristal. Há um certo método para navegar no caos, e os líderes disruptivos sabem que a chave para o sucesso está na experimentação para traçar uma nova direção.

 

Liderança disruptiva
Os líderes disruptivos empatizam com sua equipe e as envolvem em seus pensamentos

 

Inovar e iterar. Não importa se você não entende o que aconteceu na primeira vez que sua empresa tentou algo novo. Se você mantiver seus olhos e ouvidos abertos, você estará mais preparado na segunda vez. Veja como o Facilitare coaching pode ajudar você a desenvolver suas habilidade de líder. Executive coaching 

Comente

Leia também!
27 de outubro de 2017

Para uma performance eficiente da sua equipe, liderança e motivação devem andar sempre juntas. Como líder, você é uma referência importante para seus liderados, por isso, é necessário estar sempre atento à sua capacidade de encorajar as outras pessoas e incentivá-las a se manterem motivadas. Mas não é apenas incentivo financeiro que vai garantir o […]

Leia mais

Um dos grandes desafios das empresas familiares é como gerenciar a performance dos parentes na empresa. Os conflitos em empresas familiares iniciam-se mesmo antes da empresa ser fundada. Por fazerem parte das dinâmicas familiares, os problemas de convivência e comunicação são carregados para os vínculos profissionais, de tal forma que, ao misturarem-se questões pessoais com […]

Leia mais

Um dos pontos fracos apontados em uma empresa familiar é a falta de profissionalização e a centralização de poder, isso porque o comando único e centralizado, permite reações rápidas em situações de emergência, porém a longo prazo só traz desgaste emocional ao líder e uma equipe dependente. Para saber como profissionalizar os processos de sua […]

Leia mais
5 de outubro de 2017

Conflito é normal de qualquer relacionamento, mas quando você combina rivalidades de irmãos ou conflitos entre pais e filhos com disputas empresariais em relação ao dinheiro, cargos e poder, tanto as relações familiares como as comerciais podem sofrer muito. Mesmo que sua empresa familiar seja um exemplo de harmonia, é uma boa idéia pensar em […]

Leia mais
Posts mais lidos

9

Como definir suas metas em passos simples.

9

Os 6 problemas mais comuns em empresas familiares. E como resolvê-los!

9

Planejamento Sucessório: Comece seu plano de sucessão o quanto antes.

Newsletter
As novidades da Facilitare no seu e-mail.
E-mail foi cadastrado
com sucesso!
Oops! Algo deu errado ao enviar a mensagem.

Receba
novidades,
da Facilitare
no seu e-mail.

Obrigado!
Agora você
receberá em
primeira mão as
nossas novidades.