4 dicas para gerenciar conflitos na equipe

Gerenciar conflitos é uma tarefa diária que pode alavancar ou interromper a conduta de um líder, uma equipe ou toda a organização. O local de trabalho pode se tornar um ambiente tóxico quando os líderes ignoram a existência do conflito ao em vez de enfrentá-lo. Os líderes devem agir de forma responsável para serem respeitados. […]

Rafael Nunes
10-01-2018
266 Visualizações
  • Home
  • > Career
  • > 4 dicas para gerenciar conflitos na equipe

Gerenciar conflitos é uma tarefa diária que pode alavancar ou interromper a conduta de um líder, uma equipe ou toda a organização. O local de trabalho pode se tornar um ambiente tóxico quando os líderes ignoram a existência do conflito ao em vez de enfrentá-lo.

Os líderes devem agir de forma responsável para serem respeitados. A liderança não é um concurso de popularidade; É uma responsabilidade séria que envolve principalmente desenvolver e orientar todo o potencial de indivíduos e equipes. Uma parte importante no processo de desenvolvimento do time é quando o líder consegue interferir ainda quando o conflito é uma tensão saudável, antes de se transformar em um caos excessivamente perturbador.

Muitos líderes preferem evitar a tensão e assim criam uma falsa ideia de harmonia. O que eles não percebem é que, evitando a tensão, eles estão inconscientemente criando enormes abismos entre os funcionários. Um líder deve neutralizar ou minimizar conflitos e não permitir que ele cresça desenfreadamente.

gerenciar conflitos
Gerenciar conflitos é uma tarefa diária

Infelizmente, em suas tentativas de manter a paz no trabalho, os líderes geralmente criam ambientes artificiais e não confiáveis. Isso é o que acontece quando você está mais preocupado em ser aceito do que liderar. Para ajudá-lo a criar e manter o clima de motivação no local de trabalho, aqui estão quatro maneiras de gerenciar conflitos na equipe:

 

1. Tempo certo
As pessoas muitas vezes criam conflitos desnecessários. O tempo é tudo quando se trata de gerenciar conflitos, e o melhor momento para agir é quando existe provas de que um funcionário tenha agido de uma forma que afetou negativamente o desempenho de outros. Se a equipe inteira já percebeu a situação, o que você ainda está esperando para agir?! Sua demora pode impactar diretamente na sua reputação. Liderar é agir e enfrentar os problemas antes que seja tarde demais. Se você esperar muito tempo, aqueles que estão à sua volta começarão a tomar as decisões por você – e você perde força como líder.

 

2. Conheça seus limites
O conflito pode tornar-se algo muito mais complicado e incontrolável se você não conhecer as limitações e os limites de seus funcionários. Todo mundo lida com o conflito de forma diferente, por isso você deve conhecer cada um de sua equipe para entender quais medidas tomar, dentro do limite de cada um. Ajude os outros a entenderem esses limites e sinalize quando alguém ultrapassar. Isso pode ser feito através de feedbacks constantes onde você estabelece precedência e reforça as expectativas de comportamento para cada um de seus funcionários.
Líderes que se envolvem ativamente com sua equipe e aprendem sobre cada um do time se veem lidando com muito menos conflitos.

 

3. Respeite as diferenças
Em vez de impor sua vontade através da hierarquia, respeite as diferenças e aprenda a ver as coisas de diferentes pontos de vista para que você possa entender melhor como evitar conflitos no futuro. O senso comum nos diz que estamos mais à vontade para lidar com aqueles de quem confiamos. Como líderes, devemos ver que cada funcionário representa uma oportunidade única de crescimento e desenvolvimento profissional.

 

4. Confronte a tensão
A liderança é muitas vezes sobre fazer as coisas que a maioria das outras pessoas não gosta de fazer. A resolução de conflitos é uma dessas coisas – mas, como líderes, devemos confrontar a tensão de frente. Não espere, seja pró-ativo na sua liderança para enfrentar o conflito antes que tomem proporções maiores. A sua percepção pessoal do problema nem sempre é a realidade e, muitas vezes, não enfrentamos a situação mais óbvia diante de nós porque deixamos outros pontos de vista distorcer o que acreditamos ser verdade. Os líderes mais eficazes têm a autoconsciência e sabedoria para enfrentar e difundir a tensão. Liderança é sobre antecipar o inesperado. Não complique as questões. Confie em si mesmo para agir.

 

Gerenciar conflitos
Gerenciar conflitos é sobre ver oportunidades que outros não vêem

 

Gerenciar conflitos é sobre ver oportunidades que outros não vêem. Ao lidar com um conflito sob a ótica da oportunidade, o conflito pode ajudar o crescimento profissional para todos os envolvidos. Trate esse momento como uma oportunidade para aprender sobre sua própria liderança e como você conduz os outros através de circunstâncias adversas. Para saber mais como gerenciar sua carreira veja Career coaching

Comente

Leia também!
Posts mais lidos

9

Como definir suas metas em passos simples.

9

Os 6 problemas mais comuns em empresas familiares. E como resolvê-los!

9

Planejamento Sucessório: Comece seu plano de sucessão o quanto antes.

Newsletter
As novidades da Facilitare no seu e-mail.
E-mail foi cadastrado
com sucesso!
Oops! Algo deu errado ao enviar a mensagem.

Receba
novidades,
da Facilitare
no seu e-mail.

Obrigado!
Agora você
receberá em
primeira mão as
nossas novidades.